24 junho 2015

8 MITOS QUE SE OUVE EM RELAÇÃO AO TRANSMISSOR DA DENGUE


Muitas vezes acabamos cometendo erros na hora da prevenção em relação ao mosquito (Aedes aegypti) transmissor da Dengue. Mosquito esse que também é o responsável pela Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Saber combatê-lo é de suma importância para uma prevenção exitosa. 

Abaixo o Link Ambiental lista 8 inverdades que muitos cidadãos acreditam. Fique ligado e não se deixe enganar!!! 

A prevenção à dengue deve ser feita apenas na erradicação de focos do mosquito e no tratamento aos pacientes com a dengue do tipo clássico - falso!
O trabalho de combate à dengue é muito mais extenso e pede a participação de toda a sociedade. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que, durante as epidemias, o trabalho dos postos de saúde informando os pacientes e seus familiares sobre hidratação oral, medicamentos proibidos e, principalmente, sobre como identificar os sinais de alerta indicativos do agravamento da doença são de grande importância.

Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito - falso!
Quando se usa o ar condicionado, a temperatura e a umidade baixam e isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada, mas ele não morre. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada - falso!
Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.

Repelentes são fundamentais no combate à dengue - falso!
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não tem muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.

Tomar vitamina B afasta o mosquito - falso!
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também (que têm cheiro eliminado pela pele) - não é uma medida eficaz de combate à dengue.
Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.

Qualquer picada do mosquito transmite a doença - falso!
Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas da doença que não apresentam sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.

Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito - falso!
Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café.
Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com esponja e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.

As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa - falso!
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.


 Fonte: http://www.riocontradengue.rj.gov.br/
Acesso em 24/06/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário