04 novembro 2013

AVS´s ELABORAM UM AQUARIO COM LARVAS DE MOSQUITOS E PEIXE BARRIGUDINHO APÓS INSPEÇÃO EM UM IMÓVEL

Os Agentes de Vigilância em Saúde Jailton Rodrigues e Charles Rocha, acompanhados pela ACS Marcia Cristiane, vistoriaram e trataram um imóvel situado na Rua Peçanha da Silva, na área de atuação da Clínica da Família Isabel dos Santos, localizada no bairro do Engenho Novo.  Este fato ocorreu no dia 23/10 e no local foram encontrados vários criadouros com larvas. Algumas das amostras recolhidas foram encaminhadas para devida análise em nosso LABORATÓRIO. As demais foram colocadas em um aquário para se mostrar como se dá uma das formas de sua eliminação e ao mesmo tempo como podemos proceder com a proliferação do peixe barrigudinho que é um dos tratamentos alternativos utilizados no combate a dengue. 


Larvas coletadas durante o trabalho realizado


ENTENDA COMO PODE SER FEITO... 

O peixe lebistes, também conhecido como barrigudinho é uma das espécies mais comuns nos aquários domésticos, que pode ajudar na luta contra a dengue.
A introdução do barrigudinho produziu uma redução considerável das larvas do mosquito transmissor do vírus da dengue, já que o peixe demonstra um grande apetite pelo inseto que se desenvolve em água parada. 

É um modelo de baixo custo, funciona durante todo o ano e é seguro, além de permitir a participação de toda a comunidade. É uma alternativa ao uso de produtos químicos e reduz o custo dos tratamentos de emergência para conter as epidemias.
Além de ser  um belo peixe ornamental de comportamento pacífico pode ser facilmente encontrado em rios, mesmo poluídos, sendo muitas vezes confundido por leigos com girinos. 

Em sua forma original, possui um tom cinzento, porém a partir de cruzamentos em cativeiro costuma adquirir cores fortes, dos mais variados tons.





Em nossa LIVRARIA você encontra o " O BARRIGUDINHO NA BATALHA CONTRA A DENGUE". Confira 

Acesso em 04/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário