25 outubro 2012

AGENTES GUARDIÕES DO RIO SÃO CAPACITADOS PELA DEFESA CIVIL


A Defesa Civil do Município do Rio iniciou terça-feira (23/10/2012) a capacitação de 200 agentes comunitários do programa Guardiões dos Rios. Durante o curso, os agentes aprendem sobre o Sistema de Defesa Civil e noções básicas de Primeiros Socorros.
Os 200 agentes foram divididos em três turmas e a capacitação foi realizada no auditório da Defesa Civil, em Vila Isabel, nos dias 23, 24 e 25 (hoje) de outubro de 2012, com um dia para cada turma, tendo 2 temáticas:

- MANHÃ - Defesa Civil e a Redução de Desastres, ministrada por um funcionário da Defesa Civil;

- TARDE - Primeiros Socorros, ministrada por representante da Cruz Vermelha Brasileira, composta de uma parte teórica e outra prática.


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Defesa Civil, criou em Maio/2010, o Projeto NUDEC, um projeto de implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, que tem o objetivo de aumentar a resiliência da população residente nas regiões mais vulneráveis da cidade; e simultaneamente, operacionalizou o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, com o acionamento de Mensagens SMS – para os avisos de ALERTA, e com Sirenes - para os avisos de ALARME.

Até então, o Projeto NUDEC já havia capacitado aproximadamente 3500 Agentes Comunitários Locais, entre Agentes Comunitários de Saúde, do Programa Saúde da Família e Agentes de Reflorestamento/Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC, criando Núcleos Comunitários de Defesa Civil nas comunidades onde eles residem e atuam.

Em 27 de novembro do corrente ano, será realizada a Formatura de mais 1600 Agentes Comunitários Locais, dentre os quais 200 Guardiões dos Rios, cujo trabalho, entre outros, consiste em conscientizar os moradores a não jogarem lixo nos rios e canais da comunidade, o que já é um trabalho de Defesa Civil.

Os Guardiões dos Rio estão sendo capacitados no Projeto NUDEC, mais uma vez em parceria com a SMAC, também passarão a integrar o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da cidade: A Defesa Civil conta com a atuação destes Agentes Locais  como multiplicadores da cultura de prevenção, repassando os alertas e as orientações da Defesa Civil nas comunidades onde residem e atuam. E, também conta com a sua importante colaboração na realização dos Exercícios Simulados de Desocupação das Áreas de Alto Risco Geológico nas Comunidades e nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino, para a preparação e mobilização das famílias residentes nestas áreas, no caso de chuvas fortes, assim como nas ações de resposta, quando for preciso.

Com isso, mais uma vez, o Rio de Janeiro, através da integração de seus órgãos prossegue firme, na luta de se tornar uma cidade cada dia mais segura. uma cidade cada dia mais resiliente aos desastres. 

Fonte: Defesa Civil



Nenhum comentário:

Postar um comentário