05 junho 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 têm como tema: Economia Verde: Ela te inclui?  A pergunta convida todos a avaliar como a Economia Verde se encaixa na vida cotidiana e também avaliar se o desenvolvimento por meio de uma Economia Verde atende às necessidades individuais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, a data visa catalizar a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1.Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.


Embora muitas pessoas afirmem praticar o consumo consciente, muitos não têm a menor ideia do que fazer para se tornar um consumidor sustentável. O consumo consciente pode ser praticado com pequenas ações no seu dia a dia, como apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados na sua casa, ou até mesmo economizar a água ao escovar os dentes ou lavar o carro.

Para ter um consumo consciente é necessário praticar os setes “Rs”: Repense, Respeite, Responsabilize-se, Recuse, Reduza, Reaproveite e Recicle.


Veja algumas atitudes para se tornar um consumidor consciente:

  • Pressione as empresas a diminuir ou eliminar suas embalagens, que muitas vezes são desnecessárias;
  • Evite o desperdício de alimentos. Para isso, planeje bem as compras no supermercado e na feira;
  • Faça as contas: ir a pé, de bicicleta, usar transporte coletivo ou táxi é mais barato e polui menos do que ter um automóvel;
  • Pratique e incentive a carona solidária. Organize-se com sua família, amigos e colegas de trabalho;
  • Se a compra de um carro for inevitável, cobre a etiqueta nacional de conservação de energia para comparar o nível de economia no uso de combustível - nos moldes do selo Procel. O selo existe, mas você nunca vê. As montadoras aderem voluntariamente. Cobre por essa informação. É um direito;
  • Substitua lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas econômicas: elas geram a mesma luminosidade, duram mais e você ainda pode poupar até 80% de energia 
  • Ao comprar carne, informe-se sobre sua origem e cobre a carne legal. Se não souberem te informar, pergunte quando saberão. É uma forma de pressioná-los a garantir produtos que não tenham sido produzidos em áreas de desmatamento e com uso de trabalho escravo.

A sede do Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho de 2012, será o Brasil. Nosso País também foi sede das cerimônias em 1992, na época da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. Naquele momento, a cúpula reuniu o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento.
O Dia Mundial promoverá este ano a conscientização a respeito das sérias consequências de se manterem as tendências atuais. 
Por meio do engajamento dos governos em ações e da divulgação da importância de uma Economia Verde, esse esforço coletivo preservará a natureza, alcançando o crescimento e estimulando o desenvolvimento sustentável. 

Alguns dos temas ambientais atuais enfrentados por nosso País são: O desmatamento ilegal na Bacia Amazônica, que está destruindo não só o habitat, mas também espécies de flora e fauna; o comércio ilegal de vida silvestre; a poluição atmosférica e hídrica no Rio de Janeiro e em São Paulo; e a degradação das áreas úmidas. Outra é a crescente insegurança alimentar que atinge nossa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário