22 junho 2016

EXAMES PARA CONFIRMAR ZIKA DEVERÃO SER REALIZADOS POR PLANOS DE SAÚDE


Os planos de saúde deverão oferecer aos seus clientes a cobertura de testes para a detecção do vírus zika. A determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo a agência, os exames deverão ser garantidos para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico para infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo vírus da zika.

Passam a integrar o rol de procedimentos e eventos em saúde os testes PCR (Polymerase Chain Reaction), IgM e IgG. O PCR detecta o vírus logo nos primeiros dias da doença e tem recomendação para gestantes com sintomas de zika, mas no máximo cinco dias após o surgimento dos primeiros sinais da doença.



Já o IgM é recomendado para gestantes com e sem sintomas da doença nas primeiras semanas de gestação, com repetição do procedimento ao final do segundo trimestre da gravidez. Os bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus zika e recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo vírus também devem ser submetidos ao exame. Este teste sorológico identifica anticorpos na corrente sanguínea.




Por fim, o IgG irá verificar se a pessoa já teve contato com o vírus da zika em algum momento da vida. O teste é recomendado para gestantes ou recém-nascidos que tiveram resultado positivo na pesquisa de anticorpos IgM.


Fonte:http://www.riocontradengue.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário