01 julho 2015

POMBOS: MEDIDAS DE CONTROLE E MANEJO


São muitas as ações recomendadas para auxiliar na solução de problemas causados por pombos-domésticos. Porém, como já salientado, nem todas são aplicáveis em ambientes diversos. A experiência acumulada no combate aos pombos em outras partes do País e do mundo tem mostrado que:


►O manejo do ambiente, impedindo o acesso das aves ao alimento, aos abrigos e aos locais de reprodução, é a medida mais eficaz na maioria dos casos;
►Os melhores resultados são obtidos com a utilização de diversas medidas integradas;
►Os métodos de controle letais são completamente ineficazes nos médios e longos prazos: em muitos casos tais métodos levam ao aumento e ao rejuvenescimento da população de pombos;
►O envolvimento da comunidade local através de campanhas de conscientização e esclarecimento é fundamental para o sucesso de qualquer programa de controle.


SAIBA MAIS SOBRE AS MEDIDAS DE CONTROLE DE MANEJO
1. Restringindo o acesso aos pousos: parapeitos, grades de janelas, beirais, marquises e saliências de paredes;
2. Espantando os pombos, como por exemplo a colocação de bandeiras, CD’s e nylons esticados nos beirais;
3. Restringindo o acesso aos abrigos e locais de ninhos;
4. Não esqueça o alimento dos animais de estimação expostos ao tempo, pois os pombos se alimentam do mesmo;
5. LEMBRE-SE: Nunca alimente os pombos!!!

Na legislação Brasileira é crime matar, apreender ou maltratar as aves. Segundo a Lei 9605 de 1988 (artigo 29º - parágrafo 30º), do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os pombos são considerados domésticos.
Qualquer ação de controle que provoque morte, danos físicos, maus tratos e apreensão das aves, é passível de pena reclusiva e inafiançável de até cinco anos.
Devem-se usar os quatro “AS” (Alimento, Água, Abrigo e Acesso) para reduzir o número de pombos. Sem essas condições, eles têm que buscar outras áreas para sobreviver, fazendo um controle natural da sua população.

Adote as dicas de medidas preventivas que o Link Ambiental disponibiliza. 
Elas são capazes de resolver o seu problema!


Por Link Ambiental/Luanda Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário