14 janeiro 2014

FIQUE DE OLHO NA QUALIDADE DA AREIA

O verão chegou e com ele vêm as férias, os passeios, os banhos de sol e de mar. Buscando manter o bem-estar e a saúde de cariocas e turistas que frequentam as praias do Rio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) realiza durante todo o ano um monitoramento para verificar a qualidade das areias em 35 pontos de praia no município, além do Piscinão de Ramos. O objetivo é avaliar a evolução da qualidade das areias e indicar qual praia precisa ser melhor cuidada e qual precisa de mais campanha de educação ambiental, por exemplo.

Para efetuar essa avaliação, a prefeitura estabeleceu a Resolução SMAC Nº 468, de 28 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a classificação das areias das praias: ótima, boa, regular e não recomendada. O monitoramento também atende ao Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, que visa especificamente a orientar a utilização racional dos recursos da zona costeira, dando prioridade à conservação e proteção das praias que são bens públicos de uso comum do povo.

- Ninguém faz esse monitoramento, apenas a cidade do Rio de Janeiro. Ele é uma ferramenta de gestão. Já recebemos solicitações para explicar como a gente o faz tanto de municípios do nordeste quanto de municípios do sul do país.  Desde 2006, temos esse monitoramento continuado. Fazemos parâmetros físico-químicos e biológicos na areia. O que a classifica é a quantidade de coliformes, uma vez que eles estão associados aos dois grandes poluidores da areia: o lixo deixado pelos banhistas e o cachorro trazido pelo dono – explicou a gerente de Monitoramento de Água e Ambientes Costeiros da SMAC, Vera Oliveira.


Para ler a matéria na íntegra, acesse o link:


Acesso em 14/01/2013, divulgação em 13/01/2013
Autor: Juliana Romar / Fotos: Raphael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário