01 agosto 2013

CONTROLE BIOLÓGICO COM BARRIGUDINHO NA CHÁCARA DO LINS

A Chácara do Lins se tornou motivo de inúmeras reclamações de moradores devido ao constante aumento de mosquitos na área da Rua Neves Leão e adjacências, aqui no bairro do Lins de Vasconcelos – RJ. A equipe de agentes de vigilância em saúde que utiliza diversos meios para o controle da dengue optou neste caso pela utilização do peixe “Barrigudinho” no combate a proliferação do vetor.

O peixe conhecido popularmente como "Barrigudinho", cientificamente se chama Phalloceros Caudimaculatos da família dos Poeciliidae. O uso do peixe barrigudinho é um dos meios utilizados no controle da dengue. È o que chamamos de tratamento e controle biológico. Ele vive próximo da superfície, onde o teor de oxigênio é maior, o que lhe permite ocupar ambientes poucos oxigenados. O Barrigudinho possui porte pequeno, cerca de 4 a 5 cm de comprimento quando atinge a fase adulta. Tem como prato preferido larvas e insetos, o que contribui para a batalha contra a dengue. 




Ademais do controle biológico, foi realizado também aplicação de inseticida no local com fumacê portátil, visando à redução dos mosquitos adultos. Moradores que vivem na chácara receberam orientações quanto à limpeza do terreno e sobre a importância de medidas preventivas no combate a proliferação do mosquito da dengue. Os mesmos também foram informados sobre o tratamento com produtos alternativos que podem ser utilizados, tais como cloro e sal grosso. 

É importante que todos se atentem que um lixo fechado incorretamente, copos, latas, pneus, garrafas pet´s ou de vidro, entre outros objetos que comportem água podem ser possíveis criadouros em potencial do Aedes aegypti. A contribuição de cada um deve sempre começar pela sua própria residência, que são locais comprovadamente considerados com alto índice de infestação. A realização dos 10 minutos contra a dengue é uma forma eficaz de combater a proliferação. 

Cabe ressaltar que a Dengue é um dever 
NOSSO, SEU e de TODOS!
Vamos juntos combater este mal! 

Por Luanda Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário