21 junho 2012

EDIÇÃO DE INVERNO DO VER-SUS

Estão abertas as inscrições para a edição de inverno do VER-SUS.
Saiba como participar do programa de estágios e vivências. 

O QUE É?
Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com o CONASS, com o CONASEMS, com a UNE, com os gestores municipais, e com outras entidades está propondo retomar em grande escala os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação na saúde vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.


Os estágios de vivência não são novidade, nem mesmo no campo da saúde; a história de realização dos estágios de vivencia é antiga e já teve inúmeras experiências realizadas. Os estágios de vivencia aqui nominados como VER-SUS já têm nessa marca uma identidade construída a partir da realização do VER-SUS/RS em 2002, do VER-SUS/Brasil em 2004 e 2005 e diversas experiências locais após esse período. Agora, mais uma edição do projeto foi lançada pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica/SAS e, agora, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/SGTES e da sua rede de parceiros, trazendo diretrizes que convergem com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde nas diversas regiões de saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Assim, esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.

O foco das vivências serão as Redes de Atenção à Saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes e dos sistemas municipais e regionais de saude.
Esse cenário deverá ser construído considerando o Decreto Nº 7.508/2011 e alguns conceitos trazidos nele e pelas políticas prioritárias construídas pelo Ministério da Saúde em parceria com CONASS e CONASEMS:
  • Região de Saúde
  • Portas de Entrada
  • Mapa da Saúde
  • Redes Temáticas (Cegonha, Urgência, Psicossocial, Pessoa com Deficiência, Oncologia)
  • RENASES e RENAME
  • PMAQ/PNAB
  • IDSUS e outros indicadores

OBJETIVOS
  • Facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes.
  • Reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária, universitária.
    • Inscrever/situar a luta pelo direito à saúde no debate ampliado do fortalecimento da cidadania;
    • Compreender a relação Estado/Sociedade no contexto do Direito à saúde;
    • Compreender o conceito ampliado de saúde;
  • Referenciar as práticas pedagógicas e as lutas sociais do campo e de populações historicamente excluídas como um instrumento de apoio à formação dos estudantes e de construção da hegemonia de um projeto de sociedade: Includente, Democrática e Plural.
  • Provocar no estudante o compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais.
      • Estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais;
      • Sensibilizar individualmente cada ator social, de forma que possa incrementar os processos de transformação quando de volta ao seu local de inserção social;
      • Estimular a atuação no controle social em saúde.
  • Estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção.
  • Contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar.
    • Favorecer a discussão de campo e núcleo de saberes e da integralidade da atenção em saúde.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS. O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes de graduações da área da saúde porque o campo da saúde coletiva e a construção do SUS no Brasil necessitam das mãos de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Para maiores informações e inscrições, acesse a REDE OTICS - VERSUS

Fonte: OTICS


Nenhum comentário:

Postar um comentário